Inteligência empresarial
Referenciashttps://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_empresarial
Inteligência de negócios (ou Business Intelligence, em inglês) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio. As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.[1]
Tecnologias BI fornecem histórico, atual e previsíveis visões das operações de negócios. As habituais funções do BI são relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, mineração de texto, análises previsíveis e análises prescritivas.
O BI pode ser usado para ajudar na decisão de uma grande variedade de negócios variando do operacional ao estratégico. Decisões de operações básicas incluem posição do produto ou atribuição de preços. Decisões de estratégia de negócios abrangem prioridades, objetivos e direções do mais amplo nível. Em todos os casos, o BI é mais efetivo quando combinado a dados procedentes do mercado em que uma companhia opera (dados externos) com dados de fontes internas da companhia para os negócios, como dados financeiros ou operacionais (dados internos). Quando os dados externos e internos são combinados, podem fornecer um cenário mais completo. Na realidade, cria uma “inteligência” que não pode ser derivada por nenhum conjunto de dados.[2]
Inteligência empresarial também pode ser definida como a Atividade de Inteligência aplicada à atividade econômica com a identificação de forças e fraquezas da companhia e o monitoramento dos stakeholders para antecipação de ameaças à organização e melhor aproveitamento das oportunidades de negócios.
O
que é Business Intelligence?
Referencias
e mais estudos
Detalhes
sobre o desafio de gerir todos os dados de uma geração de
consumidores que já nasce online. Comentários Douglas Novato -
14/08/2014 - atualização: 01/07/2016 08:00 Era o tempo de se
trabalhar com tentativa e erro ao promover negócios. Tem-se a
exigência de conhecer seus clientes e então, suas ações
conseguirão atraí-los em novos negócios. Alguns detalhes, como,
ferramentas de análise de dados, modelos estatísticos, dados
históricos do mercado, pesquisas junto ao público, contribuem para
tomadas de decisões com foco na eficiência dos resultados. Mas o
cenário atual é ainda mais complexo. Diante da dificuldade em
processar e assimilar a grande quantidade de dados gerados todos os
dias em ações online, destaca-se a importância da BI - Buseness
Intelligence - para compreender uma geração de consumidores que
nasce conectada e que se comunica e consome múltiplas fontes de
informação de forma dinâmica. O Desafio Enquanto umas campanhas
atingem pouca ou nenhuma repercussão, outras alcançaram resultados
expressivos e consequentemente, maximizaram seus negócios. No
segundo cenário, a área de BI conseguiu o diferencial na análise
de seus dados e chegaram às informações que fizeram a diferença
na elaboração da campanha. Business Intelligence O termo Business
Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo
de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento
de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o
conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e
tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em
informação útil para tomadas de decisões estratégicas. Segue uma
ilustração da composição da estrutura de BI, onde trata-se do
conjunto de o seu negócio, a gestão do seu negócios, a tecnologia
da informação. Todos esses setores, integrados, formam a Business
Intelligence. Inicialmente, as primeiras fontes de informação são
coletadas dentro das próprias empresas. Posteriormente, as segundas
fontes de informações incluem as necessidades do consumidor, o
processo de decisão do cliente, as pressões competitivas, as
condições industriais relevantes, os aspectos econômicos e
tecnológicos e as tendências culturais. Cada sistema de BI
determina uma meta específica, tendo por base o objetivo
organizacional e a visão da empresa, existindo em ambos objetivos,
sejam eles de longo ou curto prazo, as disputas nos negócios, a
coleta de informação. Segue uma ilustração da composição um
pouco mais detalhada de BI. Temos as seguintes práticas: Tudo começa
com a coleção de dados, Data Warehousing, a integração de dados
de uma ou mais fontes e assim, cria um repositório central de dados,
um data warehouse - os armazéns de dados. Com essa imensidão de
dados, Data Mining, aplica-se a mineração desses dados, o processo
de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões
consistentes para detectar relacionamentos e novos subconjuntos de
dados a serem mapeados e extrair-se informações previlegiadas.
Análises, Analytics, de minerações geram relatórios, Reporting,
detalhados para fortalecer o esclarecimento do cenário. Reengenharia
de processos de negócio (BPR) trata-se de uma estratégia de gestão
de negócios para a análise e desenho dos fluxos de trabalho e dos
processos de negócios visando a reestruturação organizacional, com
foco no design de baixo para cima de processos de negócios dentro de
uma organização. E Benchmarking, a busca das melhores práticas com
o propósito de maximizar o desempenho. Onde uma empresa examina como
realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a
mesma ou uma função semelhante, ou seja, um processo de comparação
do desempenho entre dois ou mais sistemas. O Profissional O
profissional nesse universo de "Business Intelligence" deve
se atentar a alguns detalhes importantes para uma boa atuação.
Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios
e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar
nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então,
detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus
clientes, promovendo seus produtos e serviços. Não há uma receita
de bolo e nem uma garantia de que seus resultados serão
satisfatórios, porém as boas práticas de BI reduzem os erros e
possibilitam conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que
é determinante na oferta de um produto. A evolução da Internet
mudou tudo. Se até então a aplicação deste conceito era a de
levar informação a poucos colaboradores selecionados de uma
empresa, para que fizessem uso em suas decisões. Hoje, a rede
permite disponibilizar soluções de BI para um número maior de
pessoas e passou a ser tratado como uma aplicação estratégica
integrada, estando disponível através estações de trabalho e nos
servidores da empresa. E também como a maior aliada para a capitação
de dados sobre os clientes, conseguindo detalhes preciosos com o
monitoramento de mídias e redes sociais e do desempenho de SEO e
propaganda online. E após a gestão dessa informação terá
conclusões importantes para o desenvolvimento empresarial e para a
elaboração de cenários. Tendo participação direta em decisões
que promovam a competitividade. O Crescimento Com ações mais
eficientes e resultados mais significativos da gestão de dados para
tomadas de decisões, empresas passaram a investir em meios digitais
e ações de BI para alcançar suas metas. Promover a compreensão do
processo de captura e utilização de informações externas e
internas à organização, para o desenvolvimento e monitoramento de
estratégias coerentes ao momento competitivo. Com o crescimento
exponencial do uso das redes sociais por grandes corporações nas
suas estratégias de negócios, e BI também precisou se reinventar.
Várias empresas estão desenvolvendo software para ter à disposição
o seu histórico de interações e relacionamento na Internet. Não
somente as grandes empresas, mas também as corporações de pequeno,
médio porte necessitam de BI para auxiliá-las nas mais diferentes
situações para a tomada de decisão, otimizar o trabalho da
organização, reduzir custos, eliminar a duplicação de tarefas,
permitir previsões de crescimento da empresa como um todo e
contribuir para a elaboração de estratégias. Na grande maioria das
vezes, para estas empresas enquadradas como pequenas, não precisam,
necessariamente, de sistemas de alto investimento, com milhares de
relatórios, gráficos para identificar que existe um problema
específico numa linha de produto que não está sendo comercializado
conforme a sua potencialidade. Basta o feeling da área comercial em
se pensar numa outra estratégia de vendas para o mesmo. No Brasil,
soluções de Business Intelligence estão em instituições
financeiras, empresas de telecomunicações, seguradoras e em toda
instituição que perceba a tendência da economia globalizada, em
que a informação precisa chegar de forma rápida, precisa e
abundante. O principal benefício do BI para a empresa é a sua
capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias,
incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e
de suas partes individuais. A partir dos resultados de uma pesquisa
entre 510 empresas, que os benefícios do BI são a economia de
tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos,
melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a economia
de custos. Espero que tenha gostado. Curta e Compartilhe! Deixe seu
comentário. Até o próximo artigo.
Post
completo em:https://www.oficinadanet.com.br/post/13153-o-que-e-business-intelligence
Videos
https://www.youtube.com/watch?v=uDhkgxtWLYE&t=450s
Estratégias de Inteligência de Negócio com Big Data
https://www.youtube.com/watch?v=kYhRmH5G6PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário