Neste blog você encontra documentação de software tutoriais e passo a passos que ajudam no processo do desenvolvimento e aprendizado e ,em pesquisa e desenvolvimento e gestão.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O que é SaaS?

O que é SaaS?

SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet.
Os aplicativos SaaS também são chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados. Independente do nome, eles são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

Benefícios do SaaS

As empresas provedoras de SaaS vêm ganhando mais força a cada dia, devido aos muitos benefícios e às oportunidades oferecidas por esse modelo aos negócios de todos os portes e âmbitos.
Oferecendo integração simplificada e poucos obstáculos à entrada, estes são os motivos que fazem com que os clientes aproveitem o serviço:
  • Poucos obstáculos à entrada e custos iniciais reduzidos:
    SaaS, você usufrui de toda a sofisticação e funções dos modelos tradicionais de software, mas sem os encargos regulares de manutenção, taxas e custos iniciais de licença. Além disso, ele já está instalado e configurado, o que significa que as empresas podem iniciar seu trabalho rapidamente.
  • Alta acessibilidade:
    os aplicativos podem ser acessados usando qualquer computador ou dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio da
    computação na nuvem.
  • Facilidade de upgrade:
    como os upgrades e as atualizações são gerenciados pelo provedor, as plataformas SaaS
    eliminam a necessidade de fazer download ou instalar o aplicativo. O provedor é também responsável pela disponibilidade; portanto, os clientes não precisam adicionar hardware, software nem largura de banda de acordo com o crescimento da base de usuários.
  • Integração simplificada:
    os sistemas SaaS possibilitam às empresas o dimensionamento contínuo dos requisitos, dependendo das necessidades dos negócios e da demanda dos clientes. Muitos provedores oferecem também personalização para que as empresas possam atender a necessidades individuais. Além disso, muitos fornecem APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo) que possibilitam a integração a aplicativos existentes.

Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferto[1].
A tecnologia utilizada não determina o modelo. O software utilizado pode ser inteiramente pela internet (utilizado via navegador) ou pode ter alguma instalação local (antivírus ou sistemas de backup). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário